REINO FUNGI(penicilina como foi descoberta) e Doenças causadas por fungos

 REINO FUNGI


O Reino Fungi é representado por organismos eucariontes unicelulares ou pluricelulares, sendo encontrados nos mais diversos tipos de ambientes. Entre os fungos, incluem-se os cogumelos, mofos, orelhas de pau, líquens, entre outros organismos.Os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos. Podem ser uni ou multicelulares, com parede formada predominantemente por quitina, armazenando glicogênio.


Característica gerais dos fungos

Os fungos são organismos heterotróficos e eucariontes que podem ser unicelulares ou multicelulares. A grande maioria das espécies é filamentosa, sendo esses filamentos denominados de hifas. Alguns fungos são formados por várias hifas densamente unidas, que formam o chamado micélio.


Como foi descoberta a penicilina?


A penicilina é o primeiro antibiótico que se tem conhecimento. Ela foi descrita na literatura na década de 1940 e, em meados de 1942, foi relatada a primeira experiência no tratamento de um paciente com esse antibiótico. Em 1943, duzentos pacientes já tinham sido tratados e, a partir disso, o mundo passou a conhecer esse importante produto."Após analisar o bolor, ele descobriu que se tratava do gênero Penicillium. Além disso, soube-se que a substância produzida por esse fungo era capaz de inibir o crescimento bacteriano. Surgia nesse momento o mais famoso antibiótico da história."


O que é um antibiótico?

Antibiótico é um composto com capacidade de inibir o crescimento ou causar a morte de certos micro-organismos. Esses compostos são chamados de bactericidas quando atuam causando a morte de bactérias e bacteriostáticos quando promovem a inibição do desenvolvimento desses organismos. Por possuírem essa ação, eles são utilizados no tratamento de doenças bacterianas. Diante desse fato, fica evidente a revolução ocorrida na medicina com o surgimento da penicilina.


Qual a utilização da penicilina?

A penicilina inibe uma enzima chamada de transpeptidase, que atua na formação do peptidoglicano (importante componente da parede celular bacteriana). Essa inibição faz com que a penicilina provoque uma rápida lise (destruição da célula) e, consequentemente, morte das bactérias.A penicilina, logo após seu surgimento, foi extremamente importante no tratamento de doenças infecciosas desencadeadas por ferimentos. Ela foi utilizada, por exemplo, para tratar soldados feridos na Segunda Guerra Mundial.


A penicilina pode ser utilizada no tratamento de vários problemas de saúde, tais como:


Infecções por Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae;

Sífilis;

Gangrena gasosa;

Meningite bacteriana;

Endocardites bacterianas;

Amigdalites;

Faringites;

Epiglotites;

Otites;

Sinusites."





Fonte://brasilescola.uol.com.br/saude/penicilina.htm


Doenças causados por fungos


Meningite fúngica

Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. A doença é causada por fungos cryptococcus, e o contágio ocorre pela inalação do ar com pequenas células contaminadas. A doença é bastante preocupante e apresenta risco de morte, principalmente para pacientes com HIV, pessoas debilitadas e com baixa imunidade.


Peniciliose

É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. A doença é considerada grave, pois pode atingir diversos órgãos vitais do corpo, como o pulmão, os rins e fígado. A Peniciliose é especialmente perigosa para pessoas soropositivas e com baixa imunidade, pois essas condições favorecem que a infecção se espalhe pelo organismo. O tratamento é realizado a partir da administração de medicamentos antifúngicos.


Histoplasmose

A Histoplasmose é uma doença fúngica que atinge, principalmente, o pulmão do paciente infectado. O fungo Histoplasma capsulatum, causador da doença, é encontrado nas fezes de morcegos e pássaros, e a doença é transmitida por meio da inalação de esporos do fungo presentes no ar.

Pacientes com câncer, HIV ou idosos estão mais suscetíveis a desenvolverem a forma severa da infecção, que pode levar a problemas no coração e meningite.

 Candidíase

Considera-se candidíase todas as infecções causadas pelas espécies do fungo Candida. Essas infecções podem ocorrer em diversas áreas do corpo, como a genitália feminina, genitália masculina, pele, boca e esôfago.

Por se tratar de uma doença bastante comum, muitas pessoas negligenciam o seu tratamento, o que é muito perigoso. A candidíase pode chegar ao sangue e espalhar-se pelos órgãos vitais, podendo ser fatal.

Onicomicose

É difícil imaginar que algo simples, como uma micose na unha, pode representar um grande perigo para sua saúde. A infecção fúngica nas unhas é bastante comum e deve ser tratada assim que surgirem sintomas como unhas frágeis, deformadas e quebradiças ou dor nos dedos.

A melhor forma de prevenir doenças causadas por fungos é evitar a exposição a ambientes poluídos, não usar roupas muito apertadas no calor, não permanecer durante muito tempo com roupas úmidas e enxugar bem todas as partes do corpo após o banho.

E você, conhece mais alguma maneira de prevenir doenças causadas por fungos? Compartilhe conosco nos comentários abaixo e ajude mais leitores a se prevenir!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reino Monera e doenças causadas por bactérias

Grupos Sanguíneos: Sistema ABO e RH

REINO PROTISTA E DOENÇAS CAUSADAS POR PROTOZOÁRIOS